Corrida ao Oscar: Julianne Moore lidera disputa entre atrizes [cinema]

09:22 Unknown 0 Comentarios


Em um ano atípico e de poucas interpretações de destaque entre as atrizes, Julianne Moore se sobressai com duas excelentes atuações e pode finalmente conquistar o seu devido Oscar – em reconhecimento a uma carreira brilhante e de grandes filmes.
Fonte da imagem: Reprodução/Getty Images, Cindy OrdA atriz já foi indicada quatro vezes ao prêmio da Academia: em 1998, como atriz coadjuvante porBoogie Nights – Prazer Sem Limites; em 2000, como atriz principal por Fim de Caso; e duplamente em 2003, como atriz coadjuvante deAs Horas e atriz principal de Longe do Paraíso.
Nos últimos anos, Julianne Moore tem mostrado talento e versatilidade em papéis marcantes em filmes como Minhas Mães e Meu Pai (2010),Direito de Amar (2009) e Pecados Inocentes(2007); trabalhos pelos quais chegou a ser premiada em festivais e outras cerimônias da indústria cinematográfica.
Este ano, a atriz chega à temporada de premiação com dois filmes em que se destaca. Com Mapa para as Estrelas, longa de David Cronenberg, Julianne Moore conquistou, em maio, o prêmio de melhor atriz em Cannes, dando início a sua corrida para o reconhecimento da Academia.
É, porém, com o filme Still Alice que a atriz se lança como grande favorita para o Oscar 2015. No longa, Moore interpreta uma renomada professora de linguística, nos seus 50 anos de idade, que é diagnosticada com um raro tipo de Alzheimer – bastante severo e devastador – que modifica toda sua vida.
A emocionante performance da atriz ganhou destaque no último festival de Toronto, em setembro, de onde Julianne Moore saiu reconhecida pela crítica como a grande favorita do ano – e tudo indica que é mesmo imbatível no Oscar, considerando a falta de concorrentes.
Julianne Moore pode finalmente conquistar o Oscar com o filme Still Alice. Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures Classics

Poucas atrizes na disputa

Depois de anos seguidos com grandes interpretações e excelentes roteiros escritos para personagens femininas, a safra de filmes de 2014 se configura como uma das fracas da história recente do cinema no que se refere às atrizes.
A situação é tão grave que faltam concorrentes para disputar os prêmios de atuação; especialistas estão com dificuldades para listar as candidatas com melhores chances de chegar ao Oscar – simplesmente porque não há atuações de destaque entre as atrizes este ano.
Além de Julianne Moore, não há muitas certezas na corrida deste ano. Reese Witherspoon parece ser uma das mais bem cotadas por sua interpretação em Livre, adaptação do livro autobiográfico de Cheryl Strayed. Mesmo assim, a atriz ficou de fora dos indicados ao Independent Spirit Awards, o que enfraqueceu sua campanha.

Marion Cotillard ganhou destaque ao vencer a seleção dos críticos de Nova York, e pode conquistar uma indicação ao Oscar pelo seu desempenho no filme Dois Dias, Uma Noite, dos irmãos Dardenne – o longa é o representante da Bélgica para a disputa de filme estrangeiro.
Outras atrizes que estão na disputa por uma das cinco vagas da categoria são: Felicity Jones (A Teoria de Tudo), Rosamund Pike (Garota Exemplar), Hilary Swank (The Homesman), Shailene Woodley (A Culpa é das Estrelas), Amy Adams (Grandes Olhos), Jenny Slate (Obvious Child) e Jennifer Aniston (Cake) – mas nenhuma delas com chance real de derrubar o favoritismo de Julianne Moore.

Coadjuvantes

A corrida na categoria atriz coadjuvante não está muito melhor. Patricia Arquette parece uma certeza pelo seu desempenho em Boyhood - Da Infância à Juventude, projeto pelo qual passou 12 anos trabalhando (gravando pequenas sequências a cada ano); mas a disputa continua aberta para as demais vagas.
Jessica Chastain ganhou força ao ser nomeada na categoria pela National Board of Review com o filme A Most Violent Year; e, como o longa ainda está por estrear no circuito americano, é possível que seu trabalho chame ainda mais atenção nas próximas semanas.
Jessica Chastain em cena do filme A Most Violent Year. Fonte da imagem: Divulgação/A24
Keira Knightley pode concorrer por O Jogo da Imitação; Emma Stone pode entrar na briga por sua interpretação em Birdman; Laura Dern tenta uma vaga com Livre; e até mesmo a veterana Meryl Streep pode voltar à cerimônia por seu papel em Caminhos da Floresta – o que apenas prova como a disputa entre as atrizes está bem incerta e irregular este ano.
E você, quer ver Julianne Moore conquistar o Oscar? Torce por alguma atriz este ano? Deixe o seu comentário.
Fonte: Minha Série

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial